sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ford Maverick: o único carro americano fabricado aqui no Brasil

 Os veículos ma marca FORD sempre foram muito bem conceituados quando o assunto era luxuosidade, exclusividade e em muitos casos a esportividade.
 Em 1973 nos E.U.A, a Ford apresenta o Maverick, um carro que buscava atingir as exigências do consumidor trazendo em conjunto um ótimo desempenho juntamente com o conforto e o luxo de um carro da época.
 No mesmo ano, o Maverick chega ao Brasil, o carro apresentava inicialmente três versões: Super (modelo standard), Super Luxo (SL) e o GT . Os Super e Super Luxo apresentavam-se tanto na opção sedã (quatro portas - lançado alguns meses após o lançamento do Maverick) como cupê (duas portas), sendo sua motorização seis cilindros em linha ou, opcionalmente, V8, todos com opção de câmbio manual de quatro marchas no assoalho ou automático de três marchas na coluna de direção. Já o Maverick GT era o top de linha e veio para competir com dois oponentes a altura, o Dodge Dart V8 e o Opala SS 250-S 6 cilindros. Com produção limitada, ele se destacava externamente pelas faixas laterais adesivas na cor preta, capô e painel traseiro com grafismos pintados em preto fosco, rodas mais largas, um par de presilhas em alumínio no capô e, internamente, um conta-giros sobreposto à coluna de direção do volante. O Maverick GT vinha equipado com motor de 8 cilindros em V de 302 polegadas cúbicas, potência de 199 hp (potência bruta, 135 hp líquido), e 4.950 cm3 de cilindrada oferecido somente com câmbio manual de quatro marchas com acionamento no assoalho. O Maverick equipado com motor V8 podia acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de dez segundos.
 O Maverick teve vida curta e marcante no Brasil, o modelo deixou o mercado no ano de 1979, pois mesmo seu motor 4 cilindros ja não era mais econômico como o consumidor procurava, e aos poucos sua venda foi caindo.
 Nos dias de hoje podemos ver alguns Mavericks rodando por ai, originais ou customizados, desde 4 cilindros originais à nervosos V8, um verdadeiro colírio para os apaixonados por carrões antigos e grandes motores.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário