quarta-feira, 4 de julho de 2012

PUMA GTB: esportivo 100% brasileiro que calou a boca dos muscle cars americanos da época


Automóvel esportivo apresentado pela Puma no Salão do Automóvel em 1973 com o nome de Puma GTO, teve sua comercialização oficial a partir de 1974 como Puma GTB (sigla para Gran Turismo Brasil).
Em 1979 foi apresentado o modelo reestilizado rebatizado para GTB/S2 (sigla para Série 2) e posteriormente foram lançadas as versão S3 (esta similar ao S2, porém com motor 4 cilindros) e S4 (equipada com um turbocompressor). Estas últimas duas versões são extremamente raras de serem encontradas.
Também sem falar na versão especial da S2, O PUMA GTB/S2 Daytona, que vinha com carroceria modificada, que lembrava um carro de pista, com para-choques maiores e modelados, saia lateral intergada e aerofólio traseiro, que era um luxo para a época, e o sonho de consumo dos Playboys da época.
Em 1987 a Puma foi vendida para a Araucária Veículos de Curitiba, que fabricou 30 unidades da GTB S2 com o logotipo ASA (Araucaria Sociedade Anônima).
Em 1988 foi novamente vendida agora para a Alfa Metais Veículos também de Curitiba, que reestilizou o modelo e o relançou com o nome de AMV 4.1. Foram fabricados até o ano de 1991, quando encerraram a produção dos carros com plataforma GM 6 cil.
Seu estilo é completamete diverso dos demais modelos da marca de até então. Apresenta maior porte e é dotado de motor de 6 cilindros produzido pela Chevrolet, em posição dianteira.
Conforme as características da marca a carroceria era produzida em fibra de vidro. Embora utilize mecânica GM, seu chassis (tubular) e sua suspensão traseira eram de fabricação própria.
Foi produzido nas Versões GTBGTB/S2GTB/S3 e GTB/S4.
PUMA GTB/S1


PUMA GTB/S2




PUMA GTB/AMV



PUMA GTB Daytona









Um comentário:

  1. Você é ou foi dono do Puma GTB S2 com a placa começando com DBO????

    Qual é a cor desse carro? Fiquei apaixonado por esse tom de vermelho.

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